quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Açai pode transmitir Doença de Chagas?


Suco de açaí feito sem higiene pode sim disseminar a doença de Chagas


Os meios de comunicação divulgaram que 116 pessoas contraíram a doença de Chagas no Amazonas, Pará e Amapá após ingerir suco de frutas regionais como bacaba e açaí. Dados do Ministério da Saúde confirmam que houve 15 surtos da moléstia nos últimos 15 meses. E em 2005, vale relembrar, houve um surto de Chagas em Santa Catarina envolvendo pessoas que tomaram garapa em um quiosque de beira de estrada.

Palmeiras como a açaí são um hábitat do barbeiro. Ele contamina os cachos de frutas com suas fezes. Alguém os apanha. Não higieniza as frutas e as esmaga ou tritura. É grande o risco de quem tomar o suco ou consumir a polpa ingerir junto o Trypanosoma. É o que tem corrido.

Revista Caras - Edição 722 - Ano 14 - Número 36
fonte: http://www.caras.com.br/edicoes/722/textos/253/



Açaí é transmissor de Doença de Chagas na Amazônia


A maior parte dos casos da nova onda de infecções ocorreu em surtos, que afetaram 10 municípios nos Estados do Amazonas, Amapá e Pará. Investigações mostram que a transmissão da doença ocorreu principalmente pela via oral. E o alimento mais associado à infecção foi o açaí. Os casos restantes, isolados, ainda não tiveram a forma de transmissão identificada.

09/11/2007
fonte: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid62610,0.htm



Açaí faz 1 vítima de doença de Chagas a cada 4 dias na Amazônia

A cada quatro dias, em média, uma pessoa é infectada com doença de Chagas ao beber suco de açaí na Amazônia. Tem sido assim nos últimos 15 meses, quando 15 surtos da doença foram registrados no Pará, no Amazonas e no Amapá.

18/08/2007
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u321060.shtml



Maior higiene com alimentos teria evitado focos de Chagas, afirma secretário; Ministério da Saúde lança cartilha para combater Hepatite C

Três pessoas morreram depois de beber caldo de cana à beira da estrada, a BR 101, em Santa Catarina. Dezenas ficaram doentes, aparentemente pelo mesmo motivo. E hoje, surgem as notícias de que 26 estão com o mal de Chagas porque beberam suco de açaí no Macapá, capital do Amapá

Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, se trata de uma coincidência de dois acontecimentos próximos no país. Segundo ele, a doença de Chagas é um mal quase totalmente erradicado do Brasil.

O secretário acredita que em Macapá, assim como em Santa Catarina, o problema foi exclusivamente uma questão de higiene. O que pode ter acontecido, analisa Barbosa, é que algum outro triatoma - ou as fezes dele - tenham sido moídas junto com o açaí e com a cana acidentalmente. "Se trata de algum outro triatoma que também pode se infestar com o microorganismo que causa da doença de Chagas".

Todos os infectados em Macapá, informa o Ministério da Saúde, foram atendidos ainda na fase aguda da doença; receberam medicação de imediato. "Isso cura a pessoa e não deixa riscos de ela desenvolver seqüelas futuras. Quando a doença é tratada ainda na sua forma aguda, as chances de curar são de praticamente 100%", afirma Barbosa.

31/03/2005
fonte: http://noticias.uol.com.br/uolnews/saude/entrevistas/2005/03/31/ult2748u19.jhtm





Informações relevantes:


Doença de chagas

A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, também chamada tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi[1], e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó, (da família dos Reduvideos (Reduviidae), pertencentes aos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus. Trypanosoma cruzi é um membro do mesmo gênero do agente infeccioso africano da doença do sono e da mesma ordem que o agente infeccioso da leishmaniose, mas as suas manifestações clínicas, distribuição geográfica, ciclo de vida e de insetos vetores são bastante diferentes.

Os sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção. No início dos anos, na fase aguda, os sintomas são geralmente ligeiros, não mais do que inchaço nos locais de infecção. À medida que a doença progride, durante até vinte anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como doença cardíaca e de intestino. Se não tratada, a doença crônica é muitas vezes fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para o tratamento desta doença são pouco satisfatórios, com os medicamentos com significativo efeito colateral, muitas vezes, ineficazes, em especial na fase crônica da doença.

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Chagas


Nenhum comentário: